terça-feira, 2 de junho de 2015

Bom exemplo, qualquer um pode dar, mas nem todos dão!


Qual o secretário municipal que sofre acidente, quebra ossos de um membro inferior e continua trabalhando? Qualquer um!

Qualquer um que tenha compromisso com as suas atribuições.

Qualquer um que reconheça a importância do seu próprio trabalho.

Qualquer um que encontre sentido e lógica nas suas tarefas.

Qualquer um que sinta prazer nas coisas que realiza...
Mas, sobretudo, qualquer um que tenha a fibra, a força, a determinação e o desprendimento da professora Márcia Portela.

Estas características qualquer um pode ter, mas nem todos têm.

A Secretária de Educação de Macaíba sofreu nesta semana um acidente doméstico no qual quebrou um pé. Ela insiste em continuar trabalhando, mesmo precisando de muletas e de apoio para andar.

Eu lembro de um momento em que eu estava me recuperando de uma cirurgia e me perguntaram porque eu não ficava deitado por uns tempos. Eu respondi A gente só está vivo, quando se sente vivo. Talvez a professora Márcia pense da mesma forma.
 

Prof. Márcia realiza Reunião com Gestores após quebrar o pé.


 

Transporte Coletivo Municipal de Macaíba: Forte críticas e defesas

Foto: Macaíba no ar
Durante a tarde de hoje (02) foi realizada audiência pública para tratar sobre o transporte coletivo municipal de Macaíba. Através da Câmara Municipal com a presença de todos os vereadores, de secretários do município, do ministério público, dos permissionários do transporte interdistrital e de populares.  A audiência realizada no Pax Club teve  fortes criticas por parte da categoria que atua hoje na cidade.

Fala dos vereadores

O  vereador Luizinho (PSB) defendeu durante sua fala, que a prefeitura de Macaíba implante logo o projeto de transporte coletivo municipal na área urbana da cidade e numa segunda etapa se implante na área urbana. Para que neste momento se evite um embate direto nas vidas dos trabalhadores que atuam hoje no sistema de transporte do interior da cidade. 

O vereador Edivaldo Emídio (PMDB) afirmou que é a favor do projeto, mais da forma que ele está hoje não, pois ele acredita que o projeto deva ser implantando na área urbana de Macaíba, pois se ver a necessidade da população dessa área, mais na área rural não, pois além de desempregar os atuais permissionários, o novo sistema não irá fazer o que o atual faz, que é operar nas diversas ruas dos distritos como de Traíras.

A vereadora Kátia Sena (PRP) também afirmou que é a favor do projeto, mais não concorda como ele vem sendo conduzido.

O vereador Rodrigo Nasser (PSDB) saiu na defesa tanto do projeto quanto dos permissionários, visto que segundo ele, conhece a luta da categoria, pois já trabalhou na área. 

Além desses vereadores citados, outros da bancada do prefeito defenderam o projeto. Segundo o Presidente da Câmara, Gelson Lima ( PROS) , o projeto deverá ser aprovado até o dia 15 do corrente mês.

Permissionários

A presença dos permissionários foi marcada por questionamentos e criticas  a empresa que realizou os estudos de implantação do transporte interbairros e interdistritais. O ministério público também criticado, pois segundo um dos permissionários, havia uma reunião marcada no órgão e ela não veio a ser realizada, A promotora de justiça, Dra. Rachel que estava presente na audiência, saiu em defesa do órgão e afirmou que o Ministério Público está de portas abertas para todos. Segundo a promotora,  o sistema de implantação do transporte coletivo municipal não tem mais volta, pois será implantado e a prefeitura de Macaíba não precisou receber recomendação do MP para poder criar seu projeto de mobilidade urbana. 

Populares a favor do projeto

Além da participação dos que criticaram o projeto, por ele afetar uma categoria, também teve quem saiu em defesa da implantação, entre eles estava uma diretoria de escola do município, o coordenador da assessoria de comunicação da prefeitura e também três cidadãos de diferentes localidades da cidade. 

O assessor de comunicação da prefeitura, Sérgio Silva defendeu a implantação do projeto e disse já ter sido prejudicado pela falta de transporte na sua comunidade, pois quando estudante de jornalismo não tinha transporte para vim para o centro de Macaíba para poder  ir para Natal. Também citou outro caso na família, onde uma estudante foi aprovada na Escola Agrícola de Jundiaí e por falta de condições financeiras de pagar e também pela falta de transporte teve que deixar de estudar em uma das melhores escolas de Macaíba. 




Fonte: Macaíba no ar http://ift.tt/1Jj35DI

from Conectados http://ift.tt/1IeaPa4

Secretaria de Educação realiza reunião com gestores


A Secretaria de Educação de Macaíba realizou nesta terça-feira, 02/06, no Pax Club, a reunião mensal com os gestores das escolas municipais. Entre os principais temas em pauta foi feita uma breve retrospectiva dos eventos realizados no mês de maio, como a conclusão e votação do Plano Municipal de Educação - PME, a Semana de Combate à exploração sexual de crianças e adolescentes, a Casa das Palavras, o Dia de homenagem a Augusto Severo, Ação Socioeducativa do TRE, a Formação para professores da Educação Infantil, Lançamento do Mais Educação, o lançamento da I Mostra de Curtas Metragens  e a II Semana Literária de Macaíba - SLiM. A avaliação da Secretaria e dos gestores é que o mês de maio foi extremamente proveitoso, principalmente para os alunos da rede municipal.
 
Junho
O mês de junho já inicia em clima de festa. Nesta quarta-feira, 03/06, será realizada na Praça Paulo Holanda Paz, às 15h, a Micareta do Proerd, para estudantes beneficiados por este programa em Macaíba. O evento contará com a presença de várias autoridades municipais e estaduais. Na ocasião será solicitada mais uma vez pelo município, a implantação da Ronda Escolar em Macaíba, para aumentar a segurança dos estudantes, principalmente no turno noturno.
Algumas escolas já iniciaram os preparativos para os festejos juninos. Muitos arraiás já estão sendo organizados.
 
Avaliações Nacionais
A coordenadora Maria das Graças Bezerra dos Santos (Glorinha) apresentou informações sobre o Seminário Aprova Brasil, que aconteceu no dia 19 de maio em João Pessoa. As principais reflexões das palestras de Cipriano Carlos Luckesi e dos demais palestrantes foram resumidas nos seguintes princípios:
      A função da avaliação é subsidiar a decisão da educação;
      A função da escola é garantir uma aprendizagem satisfatória;
      A avaliação de qualidade deve investigar a aprendizagem;
      A avaliação exige uma decisão nossa, mudar de conduta
Dois passos para uma boa avaliação:
      1º - trabalhar com a aprendizagem para que as crianças saiam do não saber para o saber;
      2º - analisar a qualidade dos instrumentos e quais os critérios de avaliação.