domingo, 19 de julho de 2015

Aluna da Escola Auta de Souza representará Macaíba no Campeonato Brasileiro de Xadrez


 
A estudante Stephany Germano, da Escola Municipal Auta de Souza, representará o município de Macaíba no Campeonato Brasileiro de Xadrez, nos dias 02 a 06/09/2015 em Fortaleza. Ela sagrou-se campeã da etapa estadual dos Jogos Escolares da Juventude e garantiu a vaga.

A Secretária de Educação de Macaíba, Márcia Portela, foi entrevistada junto com Stephany, pela TV Cabugi, afiliada Globo do RN, e declarou estar bastante confiante no título nacional. "Parabéns à aluna Stephane Germano. Tenho certeza que nosso estado será bem representado e sairá vitorioso", afirmou a secretária.
O prefeito de Macaíba, Dr. Fernando, introduziu há muitos anos o xadrez nas escolas da rede municipal. Este é mais um fruto das atividades oferecidas nas escolas públicas.

Observe e Reflita: Violência combate a violência?


Alunos da Creche Câmara Cascudo tem aula prática de cultura cigana

A Creche Municipal Luís da Câmara Cascudo, em Macaíba/RN, recebeu na terça-feira 14 de julho um pequeno grupo de ciganos que residem atualmente neste município. A visita faz parte do Projeto "A Cor da Cultura", da coordenadora Rôse Feitosa, que visa proporcionar às crianças a interação com vários tipos de culturas e etnias e manter viva e conhecida a diversidade cultural do povo brasileiro. O projeto também inclui o estudo das culturas indígena e africana.
A coordenadora Rôse Feitosa idealizou e orientou as atividades do projeto

Na ocasião da visita os ciganos conversaram com as crianças, explicaram como e do que vivem e apresentaram um pouco de suas danças e músicas. Eles disseram que a maior parte de sua renda vem de doações. Eles "leem as mãos" das pessoas e elas doam dinheiro e objetos em troca da "consulta". Esses objetos são vendidos ou trocados por outros. É o escambo, que continua fazendo parte de sua cultura. Ler a mão significa fazer premonições a partir das linhas da mão. Ainda há muitas pessoas que acreditam que o cigano pode prever o seu futuro somente "lendo a sua mão".

O Projeto "A Cor da Cultura" também proporcionou aos alunos uma visita ao Museu Solar do Ferreiro Torto, quando foram abordados temas relativos à cultura africana.  Para o encerramento está sendo planejada uma Feira Cultural, com direito a comidas típicas, exposição de filmes, histórias e lendas acerca das culturas cigana, indígena e africana.
 

Clique Aqui e Veja todas as fotos