sexta-feira, 27 de março de 2015

Criticando e fazendo pior



Observo com perplexidade as críticas que ouço em algumas cidades do Rio Grande do Norte. Pessoas que nunca fizeram muita coisa pelo bem da população criticando os prefeitos e continuando de braços cruzados.


Não concordo com essa postura porque não acredito que tenha resultados positivos. Acho que toda crítica dá mais resultados quando vem acompanhada de sugestões, de opiniões que ajudem a resolver os problemas.


Os cidadãos são donos, proprietários coletivos de suas cidades. Isso lhes dá o direito (e a obrigação) de defender seus municípios. Defender significa bem mais que criticar o que considera coisas erradas, significa, por princípio, fazer coisas certas.


Pessoas que jogam lixo nas ruas e criticam a sujeira de suas cidades não estão contribuindo. Pessoas que sonegam impostos estão levando vantagem à custa de um recurso que não lhes pertence e se acham bons cidadãos quando criticam os políticos.


Comerciantes que reclamam dos altos impostos deviam lembrar que quando vendem sem emitir nota ou cupom fiscal, não devolvem o valor do imposto ao cliente e nem repassam para o governo. Essa é forma mais comum de sonegação, roubo com outro nome.
Centenas de pessoas estão fazendo inscrição em um programa federal, Procel, para trocar suas geladeiras usadas por novas, para reduzir o consumo de energia elétrica.

Ouvi boatos de que há muitas pessoas adquirindo geladeiras em sucatas para trocar por novas. São pessoas que já tem geladeira nova e se beneficiam do programa de forma ilícita. Essas mesmas pessoas criticam os políticos e os culpam por suas mazelas.


 Levar vantagem em tudo, independente do que precise ser feito. Essa é a regra da nossa sociedade. Quem não segue a regra, como diz o filósofo Tiririca, é abestado.

José Luiz da Silva












Empresa Macaibense recebe da ANATEL licença para explorar, em âmbito nacional e internacional, o Serviço de Comunicação e Multimídia

     O ato de autorização foi publicado no Diário Oficial da União do dia 24 de março de 2015. O Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) é um serviço fixo de telecomunicações de interesse coletivo que possibilita a oferta de capacidade de transmissão, emissão e recepção de informações multimídia, utilizando quaisquer meios.
 
        A diretoria da Conect, informou que a autorização já era aguardada e que estão em andamento projetos para ampliação da infraestrutura inclusive com uso de cabos de fibra óptica.
Projeto científico analisa Educação Especial no município de Macaíba
     A professora e pesquisadora Conceição Varela está   realizando um estudo da Educação Especial em Macaíba.       Segundo ela, o objetivo é analisar, no Sistema de Educação do município de Macaíba, como a Educação Especial vem sendo organizada, no sentido de favorecer o acesso, a permanência e a participação das pessoas com deficiência na escola regular. Serão entrevistados todos os envolvidos no processo de ensino e analisadas as situações de acesso, de aprendizagem e de estímulo à frequência regular. A secretária de educação é uma das pessoas entrevistadas e fornecerá informações sobre as políticas educacionais que estão sendo planejadas para a inclusão de pessoas com deficiência, neste município. 
 
Formação continuada:
A maior vantagem deste projeto
  O estudo será desenvolvido com pesquisa-ação, ou seja, pesquisa + ação. O estudo prevê a formação continuada em Educação Inclusiva. Os técnicos da Secretaria de Educação que integram o projeto serão multiplicadores dos saberes que serão construídos nestas atividades. Todo o conhecimento produzido será aprofundado e compartilhado.