sexta-feira, 15 de julho de 2016

Macaíba investe na correção da distorção entre a idade dos alunos e o ano de estudo

Secretaria de Educação de Macaíba realizou sorvetadas para concluir nesta quinta e sexta-feira, 14 e 15/07, a primeira etapa de um projeto que visa corrigir a distorção entre a idade dos alunos e o ano de estudo.

Balões coloridos decorando a sala de aula. Outros pendurados no teto contendo palavras e frases para sortear entre os alunos leitores. Sorvete de vários sabores para a degustação de todos entre cada sessão de leitura. Um objetivo, uma meta, um propósito: corrigir a distorção entre a idade dos alunos e o ano de estudo. Atividades lúdicas, ambiente descontraído, interesse genuíno em contribuir para o desenvolvimento dos alunos é um pouco, do muito que os professores estão fazendo nas escolas municipais Auta de Sousa e Nair de Andrade Mesquita em Macaíba/RN. Não há receita pronta, nem milagres, mas há um projeto em torno de tudo isso. Trata-se do projeto de correção de fluxo intitulado: Acreditando, Corrigindo e Acompanhando para ter Sucesso.

E tem sucesso, projetos como este sempre terão sucesso. Basta uma pitada de perseverança, persistência. E a consciência de compreender que cada aluno tem seu próprio ritmo de aprendizagem.
Segundo as coordenadoras Maria das Graças Bezerra dos Santos (Glória) e Suerda André da Cruz Carneiro o projeto foi elaborado levando em conta o alto índice de reprovação, que ainda é um problema nas escolas públicas de Macaíba, e que essa situação vem acarretando uma discrepância entre idade e ano de estudo. Os professores: Francisco das Chagas Câmara (Beto), Irma Moura de Lima e Núbia Pereira da Cruz abraçaram a oportunidade de incrementar o processo de ensino-aprendizagem visando corrigir estas distorções.

Desde o mês de março deste ano as escolas municipais Auta de Sousa e Nair de Andrade Mesquita são beneficiadas pelo projeto. Enquanto os professores das turmas de 4º e 5º anos participaram de momentos de reflexão e aprimoramento de suas práticas, os alunos foram envolvidos em atividades didático-recreativas orientados pelos professores Lucivaldo Feitosa e Sebastião Palhares. Imediatamente, no momento seguinte, as professoras já voltam às salas para pôr em prática as novas metodologias que estão preparando.

Concluída esta etapa do projeto, o acompanhamento e o apoio da coordenação do Ensino Fundamental, Anos Iniciais, tem continuidade. Glorinha e Suerda permanecem atentas e presentes contribuindo para a redução das carências e distorções ainda existentes no ensino do município.

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