quinta-feira, 25 de junho de 2015

Plano Municipal de Educação de Macaíba foi sancionado

Foto: Assecom PMM

No último dia estabelecido para aprovar o Plano Municipal de Educação (PME),  Câmara Municipal de Macaíba aprovou ontem (24) o que lhe foi enviado. Após aprovação do legislativo, o executivo macaibense também teve que fazer sua parte e sancionou o Plano Municipal de Educação, onde suas metas deverão ser atingidas até 2024.

O Plano Nacional de Educação foi sancionado um ano há ( 24/2014) atrás e os Municípios e Estados tiveram um ano para elaborar seus próprios planos de metas. O PME contém mais de 100 estratégias, segundo a secretária Márcia Portela, titular da pasta de Educação, sendo uma média de 5 a 7 para cada uma das 20 metas estabelecidas pelo Plano Nacional. 

Segundo assessoria da prefeitura de Macaíba, o Plano Municipal de Educação tem estes pontos principais:   1) Investir na formação de professores; 2) Alcançar 100% das crianças de 4 e 5 anos; 3) Alcançar 50% das crianças entre 1 e 3 anos; e 4) Ter uma Educação de Jovens e Adultos (EJA) mais profissionalizante.


Fonte: Macaíba No Ar http://ift.tt/1Gvjqzp

from Conectados http://ift.tt/1Lt2Vtm

As Hortas da Escola Municipal Anita Alves Maciel


A Escola Municipal Anita Alves Maciel, localizada no Bairro de Bela Vista, limítrofe entre os municípios de Macaíba e Parnamirim, está iniciando um trabalho de recuperação da cobertura vegetal do solo através do plantio de hortas e jardins.
 
O projeto conta com o apoio da gestão e de todos os segmentos da escola. Os educadores envolvem os alunos nas atividades de plantar e cuidar das plantas. Foram reaproveitados vários pneus velhos que foram pintados e agora dão um colorido todo especial ao pátio da escola.
Estas atividades devem ser reproduzidas pelas famílias dos alunos em suas residências, contribuindo para uma gradativa melhora de seu bem estar e qualidade de vida, à medida que aumenta a arborização e a produção doméstica de hortaliças.




O Chefe do Setor Pedagógico, Professor José Monteiro Neto, elogiou a iniciativa da horta suspensa: "Ótima ideia para proteger a hortaliça".  
A Secretária de Educação de Macaíba, Professora Márcia Portela, iniciou em 2014 um trabalho de conscientização para arborizar as escolas do município. Dezenas de mudas foram distribuídas para todas as escolas e plantadas pelos próprios alunos e professores. Também foi dada orientação para que os terrenos das escolas fossem ocupados por jardins e hortas. Entre os principais objetivos desta iniciativa destaca-se o interesse em aumentar as áreas de sombra e consequentemente diminuir a temperatura dos espaços escolares.
Segundo o coordenador de geografia, José Luiz da Silva, "As hortas e jardins que cobrirão o solo também contribuirão para esfriar o ambiente escolar, além de favorecer a infiltração de água no solo, facilitada pela cobertura vegetal e pelos micro-organismos que vivem nas raízes das plantas".
 
A Secretaria de Educação divulgará em breve exemplos de outras escolas onde as plantas estão melhorando as aulas e a vida das comunidades escolares.