segunda-feira, 18 de maio de 2015

Semana do Meio Ambiente marca o início de um grande trabalho

Secretária de Educação quer incorporar o reflorestamento ao cotidiano escolar
  
               A Semana do Meio Ambiente teve início em Macaíba nesta segunda feira, 18/05, com a realização de uma palestra e a exibição do documentário "A Lei da Água". O evento aconteceu no Auditório do Colégio JELM e resulta de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, a ONG Baobá, a Comissão de Meio Ambiente da OAB e o Ambientalista Irineu Andrade.
Irineu Andrade - Ambientalista vai apoiar ações de reflorestamento nas comunidades escolares
              Participaram desta atividade mais de 80 estudantes, professores e gestores da rede municipal. Segundo a Secretaria de Educação esta foi a primeira de muitas atividades que serão realizadas não somente na Semana do Meio do Ambiente mas que terão continuidade nas escolas.
              O debate sobre o reflorestamento foi intensificado desde o Seminário de Geografia em novembro do ano passado. Naquela oportunidade o meteorologista Gilmar Bristot da Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Rio Grande do Norte - Emparn, já alertava sobre a importância das ações de reflorestamento para favorecer o abastecimento do lençol freático.

Meteorologista Gilmar Bristot destacou, no Seminário de Geografia, a importância do reflorestamento (Nov.2014)

                   A Secretária de Educação Márcia Portela, através de parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, reforçou então a distribuição de mudas para serem plantadas nas escolas do município.
Gestores recebem mudas para arborizar escolas
                A expectativa de Márcia é arborizar todas as escolas do município. "As árvores, além de favorecerem o lençol freático, irão tornar as escolas menos quentes e portanto mais confortáveis, favorecendo o processo ensino-aprendizagem", afirmou.
               
               Parceria com Ambientalistas
               O ambientalista Irineu Andrade iniciou há quase uma década um trabalho de recuperação de uma área degradada em Macaíba. Ele adquiriu uma área onde havia apenas solo desmatado e seco e alguns carrapichos. Ali ele começou a construir uma casa com materiais reutilizados, ao mesmo tempo em que recuperava o solo que estava pobre e compactado. 
A construção de uma casa

O início da construção da casa ecodidática com restos de construções e materiais encontrados em
caçambas de lixo, recolhidos e reaproveitados pelo próprio Irineu. 


A "reconstrução" de uma floresta 
Irineu recebendo equipe de reportagem em seu primeiro viveiro em 2009. Começava a ser cultivada a floresta do Sítio Araçá
                 O Sítio Araçá é atualmente um ambiente paradisíaco, com uma pequena floresta, uma fonte de água cristalina, um pomar agro ecológico e uma casa ecodidática, construída com materiais reutilizados. Pessoas de vários lugares e universidades visitam o projeto para estuda-lo. 
                  Gestores das Escolas Municipais visitaram o Sítio


                Prestativo e abnegado, Irineu dá palestras gratuitas a órgãos e instituições que o procuram, mostrando alternativas para salvar o planeta. Segundo ele "Tudo pode ser feito a partir de iniciativas simples e práticas, acessíveis a todos os seres humanos".
                 A Secretaria de Educação pretende estimular visitas das escolas da rede municipal ao Sítio Araçá para que professores e alunos possam conhecer as ideias e métodos do ambientalista, e possam assim aproveitá-las nas aulas e em suas casas.
                
                 A Semana do Meio Ambiente
                 Nesta terça feira, 19/05, o debate terá continuidade com a participação de mais seis escolas municipais quando o documentário "A Lei da Água" será novamente exibido. O público será formado pelos alunos concluintes do ensino fundamental das escolas Luis Cúrcio Marinho, José Pinheiro Borges, Ver. Pedro Gomes de Souza, Educandário Venera Dantas, Dr. Alfredo Lira e Prof. Bartolomeu Fagundes.
Na ocasião estará presente a Dra. Kathya Helinska, da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB. Ela também é entusiasta do Projeto de Reflorestamento desenvolvido por Irineu e vai apoiar o plantio de árvores nas escolas de Macaíba.