quarta-feira, 13 de maio de 2015

Macaíba recebe Ação Socioeducativa do TRE

Prefeitura valoriza ações que desenvolvem a cidadania dos jovens macaibenses 
 
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) realizou, nesta quarta-feira, 13/05, no Pax Club, um importante evento para aproximadamente 250 estudantes da rede municipal de ensino. A palestra, sobre justiça eleitoral, teve como idealizadora e mediadora a vice presidente do TRE desembargadora Maria Zeneide Bezerra, que contou com o apoio de seus assessores Alexandre Abrantes, Solon Almeida e José Roberto Pinheiro.

O prefeito de Macaíba Dr. Fernando abriu o evento e participou até o final, quando interagiu com os estudantes presentes. O evento foi organizado pela Secretária Municipal de Educação, Márcia Portela e pela Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Andrea Carla. 
O projeto "Justiça Eleitoral e Educação Cidadã", desenvolvido pelo TRE está sendo realizado em várias regiões do estado e visa levar cidadania e valiosas lições jurídico-políticas aos jovens.




Os alunos receberam informações sobre a importância da Justiça Eleitoral na efetivação da cidadania. No final da ação, eles puderam simular uma votação em urnas eletrônicas.


A estudante Vitória Elys aproveitou a oportunidade para treinar o voto na urna eletrônica. Ela gostou do evento. "É interessante uma tarde assim diferente, e aprender coisas novas", acrescentou. 

SESC exibe filme clássico em Escola Municipal de Macaíba

O filme Metropolis faz parte da Amostra Itinerante de
Cinema Alemão que o SESC realiza em várias regiões do estado
A Escola Municipal José Arinaldo Alves recebeu nesta quarta-feira, 13/05, a mostra “Sombras que Assombram — O Expressionismo no Cinema Alemão”, realizada pelo Sesc. Foi exibido o filme Metropolis do cultuado diretor Fritz Lang.
O filme
A história se passa no século 21, numa grande cidade governada com mão de ferro por um poderoso empresário. Seus colaboradores são de classe alta e vivem em um lindo jardim, tal como Freder, único herdeiro do líder de Metropolis. Já os trabalhadores são escravizados pelas máquinas, e condenados a trabalhar e viver em galerias no subsolo da cidade. Entre os operários, destaca-se a jovem Maria, que conclama os trabalhadores a reivindicar seus direitos. Metropolis demonstra uma preocupação crítica com a mecanização da vida industrial nos grandes centros urbanos, questionando a importância do sentimento humano, perdido no processo. Como pano de fundo, a valorização da cultura, expressa no filme pela tecnologia e, principalmente, pela arquitetura.

O Público
Participaram da sessão os estudantes do 8º e 9º anos do ensino fundamental. Para a maioria, a experiência de assistir um filme-mudo P&B é ainda uma novidade. "É diferente, e por isso é interessante", afirmou Victor, aluno do 8º ano. Os alunos participarão ainda de atividades de Língua Portuguesa, Geografia e História envolvendo a temática do filme.

A Escola
A diretora da Escola José Arinaldo ficou muito satisfeita com a disponibilidade do Sesc em levar sétima arte de excelente qualidade àquela comunidade escolar afastada do centro. Ela agradeceu a oportunidade e espera poder realizar outra sessão em breve. O professor de Geografia José Luiz já tem um título em mente: Germinal, com Gérard Depardieu.