terça-feira, 12 de maio de 2015

Escola Municipal em Macaíba inicia parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU


Técnicos do Núcleo de Educação do SAMU deram a primeira palestra para os alunos de 6º e 7º anos 
Por iniciativa da professora de Língua Portuguesa Elisabete Binder, está sendo iniciada uma parceria entre a Escola Municipal José Arinaldo Alves e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU.

A professora de Língua Portuguesa Elisabete Binder teve a idéia de procurar a SAMU
O interesse surgiu ainda em 2014 quando a professora entrou em contato com o SAMU para agendar uma palestra para os seus alunos do ensino fundamental. A palestra aconteceu nesta terça-feira, 12/05, no pátio da escola. O que Elisabete não sabia era que existe um projeto nacional destinado a levar o SAMU às escolas.
Este projeto é o Samuzinho, ele existe em todo o país e tem como público alvo estudantes do 1º ano ao 9º anos, de escolas públicas e privadas. Seus principais objetivos são: Conscientizar sobre a importância da atuação correta em situação de risco; Comunicar adequadamente a solicitação de ajuda do serviço 192; Esclarecer quando, como e porque, utilizar esse serviço de emergência.
No Rio Grande do Norte o projeto está sendo elaborado pelo Núcleo de Educação Permanente - NEP, órgão do SAMU responsável pela capacitação e aprimoramento de seus profissionais. 

A palestra
Esta palestra na Escola José Arinaldo foi ministrada pela enfermeira Micheline Rodrigues, com o apoio de seus colegas do NEP, Silvânio da Silva Santos e Edinarte Ramalho de Oliveira Sobrinho. Ela expôs a história do SAMU no RN e sua atual estrutura de atendimento à população, como viaturas, equipamentos e equipe. Então iniciou a parte mais importante, quando ensinou aos alunos a ressuscitação cardiopulmonar - RCP. Segundo Micheline, qualquer criança pode fazer a RCP e salvar uma vida. Depois de uma detalhada explicação e demonstração os alunos tiveram a oportunidade de treinar o procedimento de RCP em um boneco.


O treinamento foi feito com alguns bonecos azuis. O aluno voluntário serviu apenas para orientação sobre a posição das mãos

A continuidade do Projeto Samuzinho
Segundo informou Michelle Rodrigues, o SAMU tem por objetivo, dar continuidade a estas palestras semanais por 90 dias tornando-se um mini curso samuzinho. Em seguida o curso se expandirá para outras escolas e também para outros municípios. "O meu sonho é ver o samuzinho funcionando em todos os municípios do estado", afirmou Micheline.

Prefeitura de Macaíba Promove Curso de Arbitragem Para Futsal


arbitagem
Foto : Wendel Jefferson
Por Tadeu de Oliveira


Estão abertas as inscrições para o curso de arbitragem para futsal promovido pela Prefeitura de Macaíba em parceria com a Associação de Árbitros de Futebol de Macaíba (Amafus) e a Federação Norte-rio-grandense de Futsal (FNFS).

A primeira aula está prevista para o próximo sábado (16). As aulas teóricas acontecerão nos dias 16 e 30 de maio e 6 e 20 de junho, no auditório do Sesc, em Macaíba. A aula prática está prevista para o dia 27 de junho, no Ginásio Poliesportivo Edilson Albuquerque.

Para realizar a inscrição, os interessados devem comparecer a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) com carteira de identidade, CPF e comprovante de residência até a próxima sexta (15), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

No término do curso, o participante receberá um certificado pela Federação Norte-rio-grandense de Futsal que o habilita para ingressar na carreira de árbitro profissional. Esta é uma das ações que a Prefeitura de Macaíba realiza para incentivar a atualização dos árbitros do município, visando a qualificação dos profissionais.

Mais informações podem ser obtidas pelo número de telefone (84) 3271-6563.






Futebol de Campo

Os árbitros de futebol de campo também participaram de uma capacitação neste ano, promovida pela Prefeitura de Macaíba em parceria com a Amafus e a Escola de Formação de Arbitragem de Futebol do Rio Grande do Norte. Nos dias 18 e 19 de abril foi realizada uma pré-temporada com os árbitros que estão participando do Campeonato Municipal de Futebol da zona rural e participarão do Campeonato da zona urbana.

Na oportunidade, os participantes receberam atualizações e recomendações de regras de jogo da Federação Internacional de Futebol (FIFA).


Assecom – PMM


Fonte: Macaíba no ar http://ift.tt/1HcpMpJ

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Escola Agrícola de Jundiaí abre inscrição para curso a distância



Por Andry Morais

O site oficial da Escola Agrícola de Jundiaí acaba de publicar um edital referente a um processo seletivo para o curso técnico em multimeios didáticos para os polos de Macaíba e Ceará-Mirim.

Segundo o Portal da EAJ, as inscrições para o polo de Macaíba/RN serão realizadas na Escola Agrícola de Jundiaí, localizada na RN 160, Km 03 – Distrito de Jundiaí, a partir de hoje, 11 de maio de 2015, até o dia 22 de maio de 2015, no horário de 8 horas às 12 horas e de 13 horas às 16 horas.

O curso será ofertado na modalidade de Educação à Distância.

Mais detalhes aqui:http://ift.tt/1QGuosw


Fonte: Macaíba no ar http://ift.tt/1G3Q3b4

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Augusto Severo - Conheça a História deste macaibense

Augusto Severo de Albuquerque Maranhão foi o oitavo dos quatorze filhos do pernambucano Amaro Barreto de Albuquerque Maranhão (1827-1896) e da paraibana Feliciana Maria da Silva de Albuquerque Maranhão (1832-1893). Realizou seus estudos primários em Macaíba, e os secundários no Colégio Abílio César Borges, em Salvador (BA). Em 1880, viajou para o Rio de Janeiro, então capital do Império, e iniciou seus estudos de engenharia na Escola Politécnica.

Os primeiros projetos aeronáuticos

Motivado pelos trabalhos em aerostação do inventor paraense Júlio César Ribeiro de Souza, que apresentou um projeto de dirigível ao Instituto Politécnico Brasileiro em 1881, Severo passou a se interessar pelo voo, realizando observação de aves planadoras e construindo pequenos modelos de pipas, uma das quais denominou Albatroz. Em 1882, passou a lecionar matemática no Ginásio Norte Riograndense, de propriedade de seu irmão Pedro Velho de Albuquerque Maranhão, acumulando a função de vice-diretor.[1] No ano seguinte o ginásio fechou e Severo dedicou-se ao comércio, primeiro como guarda-livros da empresa Guararapes e mais tarde, seguindo os conselhos de seu irmão Adelino, associou-se à firma A. Maranhão & Cia. Importadora e Exportadora até 1892. Em 1888, casou-se com a pernambucana Maria Amélia Teixeira de Araújo (1861-1896), com quem teve cinco filhos. No ano seguinte passou a escrever artigos para o jornal A República, antimonárquico, do irmão Pedro Velho e projetou um dirigível que incorporava ideias revolucionárias, o Potyguarania, que, porém, nunca chegou a ser construído.
 
Política
Em 1892 Augusto Severo abandonou de vez a carreira comercial para dedicar-se à política, onde lhe estava reservado o mais honroso papel. Eleito deputado ao Congresso constituinte que organizou o Estado, teve, em 1893, de preencher a vaga aberta na Câmara dos Deputados Federais pela eleição do Dr. Pedro Velho para o cargo de governador do Estado do Rio Grande do Norte. A passagem de Augusto Severo pelo parlamento brasileiro ficou assinalada por muitos projetos que viraram leis no país, por trabalhos importantíssimos nas comissões de orçamento, de tarifas, de marinha, sobretudo nesta, onde revelou conhecimentos náuticos que o fizeram autoridade na matéria, chegando muitas vezes a ser apontado para o cargo de ministro da marinha, com o aplauso da ilustre corporação da armada nacional. Defendeu projetos relativos ao saneamento público, assistência à infância, proteção aos operários dos arsenais.
 
O dirigível Bartholomeu de Gusmão

Em outubro de 1892, ouvida a opinião favorável de abalizados professores da Escola Politécnica, concedeu o Governo um auxílio pecuniário para que Augusto Severo de Albuquerque Maranhão pudesse mandar fazer na Europa um aeróstato dirigível de sua invenção que incorporava as ideias que havia desenvolvido anteriormente. A esse aeróstato deu o nome de Bartholomeu de Gusmão, em homenagem ao inventor brasileiro Bartolomeu Lourenço de Gusmão, que apresentou em 1709, diante da corte portuguesa, um pequeno balão de ar quente. O dirigível Bartolomeu de Gusmão introduzia um conceito novo. Era um aparelho semirrígido, em que o grupo propulsor estava integrado ao invólucro através de uma complexa estrutura trapeizodal em treliça. O invólucro foi encomendado à Casa Lachambre, a principal firma de Paris especializada na construção de balões. Numa carta escrita da França e datada de 5 de dezembro de 1892, Maranhão explicou os princípios da aeronave:

"Estabeleceu como princípio a ciência que a navegação aérea dependia da possibilidade de se obter a justaposição dos centros de tração e resistência. Com efeito, produz esta justaposição uma diminuição considerável de resistência e faz desaparecerem as rotações perturbadoras do movimento do aeróstato, rotações que se dão quando a força propulsiva não se acha colocada sobre a resultante das resistências desenvolvidas. Ora, foi essa justaposição que consegui obter no meu aeróstato. As características do meu invento, denominado 'Sistema Potiguarânia', são estas: 1a. Os meios empregados para fazer coincidir a força de propulsão com a resultante das resistências, pela combinação de um aeróstato, de forma ovoide, e de uma carcaça sólida, de metal ou de qualquer outra matéria, cuja haste superior se vá apoiar no fundo de um bolso, feito em todo o comprimento do aeróstato, e que sustenta, de um lado a hélice, e posto no prolongamento da referida haste, e do outro a barquinha e os demais órgãos. 2a. A disposição especial do leme, também sustentado pela carcaça sólida, e formado de duas asas que, na ocasião da subida do aeróstato, ficam verticalmente para não dificultarem a ascensão. Estou inteiramente convencido de que governarei o meu 'Bartholomeu Dias' [sic] com uma velocidade de 15 a 20m/s, podendo aumentá-la até 50m/s. O meu sistema já está privilegiado em França. Conto chegar ao Rio em fevereiro para fazer aí a primeira experiência pública do meu invento."[3]

O balão, de cerca de 2.000m3, medindo 60m de comprimento, chegou ao Brasil em março de 1893. A estrutura em treliça, inicialmente projetada para ser executada em alumínio, foi construída no campo de tiro de Realengo, na cidade do Rio de Janeiro, assim como a montagem de uma usina para a produção de hidrogênio. A falta do material previsto para construção da estrutura fez com que Severo alterasse o projeto, construindo a parte rígida do aparelho em bambu. Tratava-se de uma estrutura complexa que deveria suportar o motor elétrico com as baterias e os tripulantes e, além disso, apresentar resistência suficiente para aguentar os esforços durante o voo.

Só em 1894 o Bartholomeu de Gusmão realizou as primeiras ascensões ainda como balão cativo e mostrou-se estável e equilibrado, demonstrando que a concepção proposta por Severo era adequada para o voo. A introdução de uma estrutura semirrígida integrada ao balão permitia que a hélice propulsora ficasse alinhada ao eixo longitudinal do invólucro, evitando assim que o aparelho apresentasse uma tendência de levantar a frente quando o motor fosse acionado. Este problema, conhecido como tangagem, comprometia o equilíbrio e reduzia substancialmente a velocidade. Mas no único voo do dirigível livre das amarras, a estrutura em bambu não aguentou os esforços e se partiu.

Novos inventos

Em 19 de abril de 1896, no Rio de Janeiro, pediu patente para um “turbo-motor com expansões múltiplas e continuadas”, concedida no dia seguinte, às 12h40min (n 2.940). Em 20 de outubro desse ano sua mulher faleceu, após o que Augusto Severo iniciou um relacionamento amoroso com Natália de Siqueira Cossini, de origem italiana, com a qual teria dois filhos. Em 27 de julho de 1899, no Rio de Janeiro, Severo patenteou um novo balão dirigível, o Paz (posteriormente o nome foi latinizado para "Pax"), e em 23 de julho de 1901, uma "máquina a vapor rotativa e reversível", com a qual os navios poderiam atingir velocidades maiores.

 

O dirigível Pax

Em fins de 1901, Severo licenciou-se da Câmara para se dedicar à construção do novo dirigível que inventou, o Pax. Este novo dirigível era um desenvolvimento do seu anterior, o Bartholomeu de Gusmão, e Severo introduziu uma grande quantidade de inovações: abandonou o leme de direção e introduziu ao todo sete hélices: uma na popa, outra na proa, outra na barquinha e quatro laterais. Manteve a sua ideia de se fazer uma aeronave integrando a quilha que levava os tripulantes e o grupo motor ao balão. Sem ter conseguido qualquer auxílio externo, Maranhão teve que assumir toda a despesa para a construção. Pretendia usar motores elétricos, mas a falta de recursos e de tempo fez com que ele optasse por dois motores a petróleo tipo Buchet, um com 24v e o outro com 16cv. O invólucro tinha a capacidade de 2.500m3 de hidrogênio, com 30m de comprimento e 12 no maior diâmetro. O aparelho pesava cerca de duas toneladas. Os ensaios foram realizados nos dias 4 e 7 de maio de 1902 com sucesso.


Morte

No dia 12 de maio de 1902, tendo como mecânico de bordo o francês Georges Saché, o Pax iniciou seu voo às 5h30min saindo da estação de Vaugirard, Paris. Elevou-se rapidamente atingindo cerca de 400 metros. Realizou diversas evoluções que mostraram aos inúmeros espectadores que as ideias de Severo estavam corretas. Cerca de dez minutos após o início do voo, o Pax explodiu violentamente, projetando os dois tripulantes para o solo. Severo e Saché morreram na queda. Os restos do dirigível caíram na Avenida du Maine, Paris, diante de uma grande multidão que seguia com interesse a demonstração. A catástrofe do Pax teve um impacto enorme. Natália, que assistiu à queda, não se recuperou e, após retornar ao Brasil, suicidou-se com um tiro no coração em 23 de junho de 1908, aos 30 anos de idade.[4] A configuração proposta por Severo, de um dirigível semirrígido, foi revolucionária e influenciou o desenvolvimento dos dirigíveis nas décadas seguintes.


Homenagens
  • Em 12 maio de 1902, duas ruas em Paris, próximas ao local do acidente, foram nomeadas Rue Severo e Rue Georges Saché, em homenagem aos aeronautas acidentados.
  • Uma placa de mármore no número 81 da Avenue du Maine, em Paris, celebra hoje o local do acidente de Augusto Severo.
 
Fonte: Wikipédia