terça-feira, 23 de agosto de 2016

FORMAÇÃO: III Seminário dos Anos Finais do Ensino Fundamental em Macaíba


Educação se faz com pessoas. Acreditando nisso, o município de Macaíba está investindo nas pessoas. O Programa de Formação Continuada da Prefeitura de Macaíba teve continuidade neste sábado, 20/08, no Pax Club com o III Seminário dos Anos Finais do Ensino Fundamental.

O evento teve várias palestras e apresentações culturais. Destaque para as palestras das professoras Maria Aparecida Dias e Zoraia da Silva Assunção.

Aparecida é doutora em educação e trouxe importantes reflexões sobre as formas de trabalhar o corpo como elemento essencial do processo de aprendizagem. Ela orientou algumas dinâmicas para exemplificar as formas como o corpo pode ajudar no trabalho com diversas temas e também na educação inclusiva.
Segundo a professora Zoraia a interdisciplinaridade não é um projeto. É um modo de vida. "Não precisamos apenas modificar as instituições, e sim o nosso modo de pensar e, consequentemente, as instituições mudarão".
Outro importante momento foi a apresentação do Projeto "O Reino Unido de Jonh Lennon", dos professores Heverton Duarte e Dinária Cristina da Escola Municipal Manoel Duarte Filho, em Canabrava.
A coordenadora dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Isabel Guedes, comemorou a participação de 170 professores no seminário. Ela ficou satisfeita com a atenção e o entusiasmo dos participantes. Muitos professores das escolas estaduais e particulares também participaram "isso é muito importante porque melhora o ensino e beneficia todos os estudantes de Macaíba, inclusive os que não estudam nas escolas municipais", complementa Isabel. Também estava presente a professora Jurema Maria da Silva, da UVA, acompanhando os alunos de uma de suas turmas de pedagogia.

A professora Geusiane Rodrigues, coordenadora do ensino de história no município, destacou que "o seminário demonstrou, de fato, que trabalhar de forma interdisciplinar não é uma prática complicada ou dispendiosa, ao contrário disso, é simples e extremamente prazerosa, não somente para os estudantes mas para os próprios professores". Ela afirmou que "é indescritível observar nos estudantes, que o conteúdo ministrado está interligado, é um conteúdo que faz sentido".
O Projeto Arte Ecológica foi apresentado pelo professor de Artes Lucivaldo Feitosa. Ele está desenvolvendo este trabalho em escolas da rede municipal e seu projeto concorre ainda este ano a um prêmio nacional de educação.

A verdade é que o município consegue consolidar uma Política de Formação Continuada. Os professores de Macaíba, e os demais servidores municipais, participaram desde o ano de 2013 de mais de 40 eventos de formação, planejados e executados pela Prefeitura através de sua secretaria de educação, com apoio de todas as secretarias do município.