sexta-feira, 29 de abril de 2016

Semana Literária contagia cidade de Macaíba


O município de Macaíba experimenta nesta última semana de abril um clima diferente do tropical comum ou subtropical. É um clima onde predomina a chuva de letras, a sensação de calor da poesia e nuvens textuais, literárias e artísticas.

Os estudantes do município estão sendo envolvidos por atividades de estímulo à leitura desde o início do bimestre. Mas, alguns projetos literários tiveram início há alguns anos e a própria Semana Literária de Macaíba - SLiM, já está na sua terceira edição.
Esta semana porém teve momentos ímpares de gozo poético, literário e musical. O
CERU de Traíras brindou seus alunos, na manhã desta quarta-feira, 27/04, com o Projeto Restaurante Poético, onde um delicioso momento gastronômico foi preenchido com poemas de Henrique Castriciano de Souza, selecionados e declamados pelos próprios alunos da escola. Tudo isso ao som da autêntica MPB, nas vozes dos cantores locais Rafael Melo e Pamela Araújo.

Simultaneamente, acontecia a Semana Literária na Escola Municipal Auta de Souza com a participação da escritora Salizete Freire Soares, que falou sobre a sua obra e contou histórias para os alunos. Eles tiveram a oportunidade de conversar com a autora de um livro que já conhecem.
Às 20h aconteceu, no Centro Municipal de Cultura, a Solenidade de Abertura da SLiM. O prefeito Dr. Fernando, a secretária de educação Márcia Portela e demais autoridades do executivo e também do legislativo municipal, abriram oficialmente a III Semana Literária de Macaíba. Estudantes de várias escolas municipais participaram recitando poesias, lendo crônicas e realizando coreografias musicais. A boa música esteve presente na voz macia de Cristina Holanda, que trouxe canções da legítima MPB.
Nesta quinta e na sexta-feira são realizadas no Centro de Convivência Pax Club as culminâncias de projetos literários das escolas da rede municipal. São apresentações contínuas das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
Macaíba está de parabéns pelas atividades de estímulo à leitura que as escolas municipais vem desenvolvendo. Parabéns professores!