Augusto Severo de Albuquerque Maranhão foi o oitavo dos
quatorze filhos do pernambucano Amaro Barreto
de Albuquerque Maranhão (1827-1896) e da paraibana Feliciana Maria da Silva
de Albuquerque Maranhão (1832-1893). Realizou seus estudos primários em
Macaíba, e os secundários no Colégio Abílio César Borges, em Salvador
(BA). Em 1880, viajou para o Rio de Janeiro, então capital do Império, e
iniciou seus estudos de engenharia na Escola Politécnica.
Os primeiros projetos aeronáuticos
Motivado pelos trabalhos em aerostação do inventor
paraense Júlio César Ribeiro de Souza, que
apresentou um projeto de dirigível ao Instituto Politécnico Brasileiro
em 1881, Severo passou a se interessar pelo voo, realizando observação de aves
planadoras e construindo pequenos modelos de pipas, uma das quais denominou Albatroz.
Em 1882, passou a lecionar matemática no Ginásio Norte Riograndense, de
propriedade de seu irmão Pedro Velho de Albuquerque Maranhão,
acumulando a função de vice-diretor. 1 No ano seguinte o ginásio fechou e Severo
dedicou-se ao comércio, primeiro como guarda-livros da empresa Guararapes e
mais tarde, seguindo os conselhos de seu irmão Adelino, associou-se à firma A.
Maranhão & Cia. Importadora e Exportadora até 1892. Em 1888, casou-se com a
pernambucana Maria Amélia Teixeira de Araújo (1861-1896), com quem teve cinco
filhos. No ano seguinte passou a escrever artigos para o jornal A República,
antimonárquico, do irmão Pedro Velho e projetou um dirigível que incorporava
ideias revolucionárias, o Potyguarania, que, porém, nunca chegou a ser
construído.
Política
Em 1892 Augusto Severo abandonou de vez a carreira
comercial para dedicar-se à política, onde lhe estava reservado o mais honroso
papel. Eleito deputado ao Congresso constituinte que organizou o Estado, teve,
em 1893, de preencher a vaga aberta na Câmara dos Deputados Federais pela
eleição do Dr. Pedro Velho para o cargo de governador do Estado do Rio Grande
do Norte. A passagem de Augusto Severo pelo parlamento brasileiro ficou
assinalada por muitos projetos que viraram leis no país, por trabalhos
importantíssimos nas comissões de orçamento, de tarifas, de marinha, sobretudo
nesta, onde revelou conhecimentos náuticos que o fizeram autoridade na matéria,
chegando muitas vezes a ser apontado para o cargo de ministro da marinha, com o
aplauso da ilustre corporação da armada nacional. Defendeu projetos relativos
ao saneamento público, assistência à infância, proteção aos operários dos
arsenais.
O dirigível Bartholomeu de Gusmão
Em outubro de 1892, ouvida a opinião favorável de
abalizados professores da Escola Politécnica, concedeu o Governo um auxílio
pecuniário para que Augusto Severo de Albuquerque Maranhão pudesse mandar fazer
na Europa um aeróstato dirigível de sua invenção que incorporava as ideias que
havia desenvolvido anteriormente. A esse aeróstato deu o nome de Bartholomeu
de Gusmão, em homenagem ao inventor brasileiro Bartolomeu Lourenço de Gusmão, que
apresentou em 1709, diante da corte portuguesa, um pequeno balão de ar quente.
O dirigível Bartolomeu de Gusmão introduzia um conceito novo. Era um
aparelho semirrígido, em que o grupo propulsor estava integrado ao invólucro
através de uma complexa estrutura trapeizodal em treliça. O invólucro foi
encomendado à Casa Lachambre, a principal firma de Paris especializada na
construção de balões. Numa carta escrita da França e
datada de 5 de dezembro de 1892, Maranhão explicou
os princípios da aeronave:
"Estabeleceu
como princípio a ciência que a navegação aérea dependia da possibilidade de se
obter a justaposição dos centros de tração e resistência. Com efeito, produz
esta justaposição uma diminuição considerável de resistência e faz
desaparecerem as rotações perturbadoras do movimento do aeróstato, rotações que
se dão quando a força propulsiva não se acha colocada sobre a resultante das
resistências desenvolvidas. Ora, foi essa justaposição que consegui obter no
meu aeróstato. As características do meu invento, denominado 'Sistema
Potiguarânia', são estas: 1a. Os meios empregados para fazer
coincidir a força de propulsão com a resultante das resistências, pela
combinação de um aeróstato, de forma ovoide, e de uma carcaça sólida, de metal
ou de qualquer outra matéria, cuja haste superior se vá apoiar no fundo de um
bolso, feito em todo o comprimento do aeróstato, e que sustenta, de um lado a
hélice, e posto no prolongamento da referida haste, e do outro a barquinha e os
demais órgãos. 2a. A disposição especial do leme, também sustentado
pela carcaça sólida, e formado de duas asas que, na ocasião da subida do
aeróstato, ficam verticalmente para não dificultarem a ascensão. Estou
inteiramente convencido de que governarei o meu 'Bartholomeu Dias' [sic] com
uma velocidade de 15 a 20m/s, podendo aumentá-la até 50m/s. O meu sistema já
está privilegiado em França. Conto chegar ao Rio em fevereiro para fazer aí a
primeira experiência pública do meu invento." 3
O balão, de cerca
de 2.000m3, medindo 60m de comprimento, chegou ao Brasil em março de
1893. A estrutura em
treliça, inicialmente projetada para ser executada em alumínio, foi construída
no campo de tiro de Realengo, na cidade do Rio de Janeiro, assim como a montagem de
uma usina para a produção de hidrogênio. A falta do material previsto para
construção da estrutura fez com que Severo alterasse o projeto, construindo a
parte rígida do aparelho em bambu. Tratava-se de uma estrutura complexa que
deveria suportar o motor elétrico com as baterias e os tripulantes e, além
disso, apresentar resistência suficiente para aguentar os esforços durante o
voo.
Só em 1894 o Bartholomeu
de Gusmão realizou as primeiras ascensões ainda como balão cativo e
mostrou-se estável e equilibrado, demonstrando que a concepção proposta por
Severo era adequada para o voo. A introdução de uma estrutura semirrígida
integrada ao balão permitia que a hélice propulsora ficasse alinhada ao eixo
longitudinal do invólucro, evitando assim que o aparelho apresentasse uma
tendência de levantar a frente quando o motor fosse acionado. Este problema,
conhecido como tangagem, comprometia o equilíbrio e reduzia substancialmente a
velocidade. Mas no único voo do dirigível livre das amarras, a estrutura em
bambu não aguentou os esforços e se partiu.
Novos inventos
Em 19 de abril de
1896, no Rio de Janeiro, pediu patente para um “turbo-motor com expansões
múltiplas e continuadas”, concedida no dia seguinte, às 12h40min (n 2.940). Em
20 de outubro desse ano sua mulher faleceu, após o que Augusto Severo iniciou
um relacionamento amoroso com Natália de Siqueira Cossini, de origem italiana,
com a qual teria dois filhos. Em 27 de julho de 1899, no Rio de Janeiro, Severo
patenteou um novo balão dirigível, o Paz (posteriormente o nome foi
latinizado para "Pax"), e em 23 de julho de 1901, uma "máquina a
vapor rotativa e reversível", com a qual os navios poderiam atingir
velocidades maiores.
O dirigível Pax
Em fins de 1901,
Severo licenciou-se da Câmara para se dedicar à construção do novo dirigível
que inventou, o Pax. Este novo dirigível era um desenvolvimento do seu
anterior, o Bartholomeu de Gusmão, e Severo introduziu uma grande
quantidade de inovações: abandonou o leme de direção e introduziu ao todo sete
hélices: uma na popa, outra na proa, outra na barquinha e quatro laterais.
Manteve a sua ideia de se fazer uma aeronave integrando a quilha que levava os
tripulantes e o grupo motor ao balão. Sem ter conseguido qualquer auxílio
externo, Maranhão teve que assumir toda a despesa para a construção. Pretendia
usar motores elétricos, mas a falta de recursos e de tempo fez com que ele
optasse por dois motores a petróleo tipo Buchet, um com 24v e o outro com 16cv.
O invólucro tinha a capacidade de 2.500m3 de hidrogênio, com 30m de
comprimento e 12 no maior diâmetro. O aparelho pesava cerca de duas toneladas.
Os ensaios foram realizados nos dias 4 e 7 de maio de 1902 com sucesso.
Morte
No dia 12 de maio
de 1902, tendo como
mecânico de bordo o francês Georges
Saché, o Pax iniciou seu voo às 5h30min saindo da estação de
Vaugirard, Paris. Elevou-se rapidamente atingindo cerca de 400 metros. Realizou
diversas evoluções que mostraram aos inúmeros espectadores que as ideias de
Severo estavam corretas. Cerca de dez minutos após o início do voo, o Pax
explodiu violentamente, projetando os dois tripulantes para o solo. Severo e
Saché morreram na queda. Os restos do dirigível caíram na Avenida du Maine,
Paris, diante de uma grande multidão que seguia com interesse a demonstração. A
catástrofe do Pax teve um impacto enorme. Natália, que assistiu à queda,
não se recuperou e, após retornar ao Brasil, suicidou-se com um tiro no coração
em 23 de junho de 1908, aos 30 anos de idade. 4 A configuração proposta por Severo, de um
dirigível semirrígido, foi revolucionária e influenciou o desenvolvimento dos
dirigíveis nas décadas seguintes.
Homenagens
- Em 12 maio de 1902, duas ruas em Paris, próximas ao local do
acidente, foram nomeadas Rue Severo e Rue Georges Saché, em homenagem aos
aeronautas acidentados.
- Uma placa de mármore no número 81 da Avenue du Maine, em Paris, celebra hoje o local do acidente de Augusto Severo.
Fonte: Wikipédia
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