terça-feira, 12 de maio de 2015

Escola Municipal em Macaíba inicia parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU


Técnicos do Núcleo de Educação do SAMU deram a primeira palestra para os alunos de 6º e 7º anos 
Por iniciativa da professora de Língua Portuguesa Elisabete Binder, está sendo iniciada uma parceria entre a Escola Municipal José Arinaldo Alves e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU.

A professora de Língua Portuguesa Elisabete Binder teve a idéia de procurar a SAMU
O interesse surgiu ainda em 2014 quando a professora entrou em contato com o SAMU para agendar uma palestra para os seus alunos do ensino fundamental. A palestra aconteceu nesta terça-feira, 12/05, no pátio da escola. O que Elisabete não sabia era que existe um projeto nacional destinado a levar o SAMU às escolas.
Este projeto é o Samuzinho, ele existe em todo o país e tem como público alvo estudantes do 1º ano ao 9º anos, de escolas públicas e privadas. Seus principais objetivos são: Conscientizar sobre a importância da atuação correta em situação de risco; Comunicar adequadamente a solicitação de ajuda do serviço 192; Esclarecer quando, como e porque, utilizar esse serviço de emergência.
No Rio Grande do Norte o projeto está sendo elaborado pelo Núcleo de Educação Permanente - NEP, órgão do SAMU responsável pela capacitação e aprimoramento de seus profissionais. 

A palestra
Esta palestra na Escola José Arinaldo foi ministrada pela enfermeira Micheline Rodrigues, com o apoio de seus colegas do NEP, Silvânio da Silva Santos e Edinarte Ramalho de Oliveira Sobrinho. Ela expôs a história do SAMU no RN e sua atual estrutura de atendimento à população, como viaturas, equipamentos e equipe. Então iniciou a parte mais importante, quando ensinou aos alunos a ressuscitação cardiopulmonar - RCP. Segundo Micheline, qualquer criança pode fazer a RCP e salvar uma vida. Depois de uma detalhada explicação e demonstração os alunos tiveram a oportunidade de treinar o procedimento de RCP em um boneco.


O treinamento foi feito com alguns bonecos azuis. O aluno voluntário serviu apenas para orientação sobre a posição das mãos

A continuidade do Projeto Samuzinho
Segundo informou Michelle Rodrigues, o SAMU tem por objetivo, dar continuidade a estas palestras semanais por 90 dias tornando-se um mini curso samuzinho. Em seguida o curso se expandirá para outras escolas e também para outros municípios. "O meu sonho é ver o samuzinho funcionando em todos os municípios do estado", afirmou Micheline.

Nenhum comentário:

Postar um comentário