sexta-feira, 27 de março de 2015

Criticando e fazendo pior



Observo com perplexidade as críticas que ouço em algumas cidades do Rio Grande do Norte. Pessoas que nunca fizeram muita coisa pelo bem da população criticando os prefeitos e continuando de braços cruzados.


Não concordo com essa postura porque não acredito que tenha resultados positivos. Acho que toda crítica dá mais resultados quando vem acompanhada de sugestões, de opiniões que ajudem a resolver os problemas.


Os cidadãos são donos, proprietários coletivos de suas cidades. Isso lhes dá o direito (e a obrigação) de defender seus municípios. Defender significa bem mais que criticar o que considera coisas erradas, significa, por princípio, fazer coisas certas.


Pessoas que jogam lixo nas ruas e criticam a sujeira de suas cidades não estão contribuindo. Pessoas que sonegam impostos estão levando vantagem à custa de um recurso que não lhes pertence e se acham bons cidadãos quando criticam os políticos.


Comerciantes que reclamam dos altos impostos deviam lembrar que quando vendem sem emitir nota ou cupom fiscal, não devolvem o valor do imposto ao cliente e nem repassam para o governo. Essa é forma mais comum de sonegação, roubo com outro nome.
Centenas de pessoas estão fazendo inscrição em um programa federal, Procel, para trocar suas geladeiras usadas por novas, para reduzir o consumo de energia elétrica.

Ouvi boatos de que há muitas pessoas adquirindo geladeiras em sucatas para trocar por novas. São pessoas que já tem geladeira nova e se beneficiam do programa de forma ilícita. Essas mesmas pessoas criticam os políticos e os culpam por suas mazelas.


 Levar vantagem em tudo, independente do que precise ser feito. Essa é a regra da nossa sociedade. Quem não segue a regra, como diz o filósofo Tiririca, é abestado.

José Luiz da Silva












Nenhum comentário:

Postar um comentário