domingo, 15 de março de 2015

A hipocrisia nos protestos contra a Dilma

Protestar no dia 15 era o mínimo que podiam fazer. Mais correto seria fazê-lo todos os dias. Em casa, na escola, no trabalho, na igreja, no bar, no supermercado e por aí a fora. Mas protestar com consciência e responsabilidade. Consciência de ter feito a sua parte, de ter cumprido as suas obrigações de cidadão. E a responsabilidade de não colocar em risco a democracia.
Há pessoas defendendo a volta da ditadura. Esses nasceram ontem ou estão enlouquecendo. Não tem noção do que seria ter todos os seus direitos cerceados. Ver a corrupção se perpetuar sem poder abrir a boca.

Hoje milhões vão às ruas. Seriam 10 milhões? Seria emblemático se fosse exatamente esse o número de manifestantes. Porque representa os 5% mais abastados do Brasil. Os outros 95% vieram ter seus direitos à casa própria e a universidade reconhecidos justamente nesta última década e a maioria deles não protesta contra a Dilma. Protesta contra a corrupção, endêmica, histórica, enraizada neste país deste muito antes de nascermos e que agora, somente agora, pôde ser investigada.
Creio que estes políticos denunciados não sejam inocentes. Inclusive os do partido da Dilma e do Aécio. Correto seria que pagassem por isso. Não sabemos se serão presos como o Zé Dirceu ou ficarão soltos como o Maluf e o Collor. Até porque, do ponto de vista dos juízes, até o Maluf é inocente.

Mas, voltemos aos protestos. Aí no seu estado, tem um senador ou um deputado que ganhou um milhão, dois ou dez milhões de forma ilícita? O que o governo federal pode fazer em relação a isso? Mandar prender todo mundo?
Não! Quem faz uma CPI são deputados e senadores. Quem faz uma investigação é a polícia federal e os promotores. Quem julga são os juízes. Cada um no seu "quadrado".

O presidente só tinha o poder de "resolver" na época da ditadura. E como eles resolviam?
Ora, quando havia uma denúncia na imprensa, eles matavam o jornalista que denunciou e o assunto morria ali mesmo. Por isso haviam tão poucas denúncias no período da ditadura. Havia muito a denunciar mas os poucos que se arriscavam a fazê-lo eram mortos.

Então, se você é a favor da volta dos generais está precisando estudar história do Brasil.
E se quer protestar, seja um cidadão exemplar, obedeça às leis do seu país e proteste. Diariamente.

Inclusive contra os deputados que fazem leis que só beneficiam a eles próprios.

 Parabéns ao cartunista. Mostra a ética de alguns "manifestantes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário